Os Pecados da Rainha Santa Isabel

   

 

Autor: António Cândido Franco
Género: Romance Histórico
Edição: Nov/2010
Páginas: 400
ISBN: 9789898092892
Editora: Ésquilo

 

 

 

Um romance em torno da vida de Isabel de Aragão, sexta rainha de Portugal, que dá voz a alguns aspectos relevantes da figura que até aqui têm ficado na sombra.
— Era filha de Pedro III, excomungado pelo papa Martinho IV;
— Era neta do gibelino Manfredo, morto em batalha campal contra a hoste do papa;
— Esteve envolvida em Portugal em lutas acesas com o clero rico e instalado, em primeiro lugar o de Santa Cruz de Coimbra;

— Teve relações estreitas com um herético como Arnaldo de Vilanova;
— Fundou em Alenquer as festas do Espírito Santo (ainda hoje vivas nos Açores), de inspiração joaquimita e heterodoxa.
Daí os pecados de Isabel de Aragão. Estes são hoje um estrato soterrado por muitos esquecimentos e apagamentos voluntários; ainda assim, com o afinco da leitura e a arte da construção, é possível pô-los a descoberto. É essa, a par do seu valor literário, uma das grandes virtudes deste romance…

Autor – António Cândido Franco

Autor:

António Cândido Franco nasceu em Lisboa, a 13 de Junho de 1956. Licenciado em Filologia Românica (1981) e Mestre em Literaturas Brasileira e Africanas de Expressão Portuguesa (1988) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutorou-se com a tese A literatura de Teixeira de Pascoaes pela Universidade de Évora (1997). É Professor Auxiliar, com Agregação em Cultura Portuguesa (2006), no Departamento de Linguística e Literaturas da referida Universidade. Investigador do Centro de Estudos em Letras da Universidade de Évora, as suas áreas de interesse científico são a literatura, a antropologia e a história portuguesas.
Alcançou grande visibilidade junto dos leitores com as suas narrativas sobre a História de Portugal que «tomam como ponto de partida os cruzamentos ou as parecenças entre a História e a Lenda». Publicou numerosos ensaios e obras de poesia. É autor de cerca de uma dezena de romances na área da História. É professor de Literatura na Universidade de Évora.

1 comentários
0 likes
Anterior: O Templário d’El-ReiSeguinte: Scott Pilgrim Na boa vida

Comentários

  • Joana Caires

    Março 4, 2011 às 0:57
    Responder

    Os Pecados da Rainha Santa Isabel é um livro perfeito para amantes da História real europeia. Em torno de uma princesa de Aragão e uma Rainha de Portugal, várias personagens desfilam entre elas, D.Dinis, de quem gostei particularmente. A história de Isabel começa muito antes de ela ter nascido: António Franco traz ao leitor as vidas dos seus avós, pais, irmãos e, finalmente, a da pequena Isabel. A princesa recebeu o nome de sua tia, Isabel da Hungria, famosa pela sua santidade. A Rosa de Aragão, como lhe chamava o avô, foi prometida ao jovem rei português e este acordo […] Ler Mais...Os Pecados da Rainha Santa Isabel é um livro perfeito para amantes da História real europeia. Em torno de uma princesa de Aragão e uma Rainha de Portugal, várias personagens desfilam entre elas, D.Dinis, de quem gostei particularmente. A história de Isabel começa muito antes de ela ter nascido: António Franco traz ao leitor as vidas dos seus avós, pais, irmãos e, finalmente, a da pequena Isabel. A princesa recebeu o nome de sua tia, Isabel da Hungria, famosa pela sua santidade. A Rosa de Aragão, como lhe chamava o avô, foi prometida ao jovem rei português e este acordo selou o seu destino. Aclamada pelo povo e procurada pelos doentes, o carácter dócil da rainha granjeou-lhe popularidade e o carinho dos seus súbditos. Mas Isabel e Dinis nem sempre se entendiam. O célebre momento em que Dinis pergunta à mulher o que ela traz no regaço e esta abre-o, caindo rosas perfumadas em pleno Inverno, é belissimamente descrito. O linguarejar da época e a poesia das suas páginas apaixonam... Lê-se calmamente, saboreando cada momento, revivendo vidas e épocas passadas! Por vezes, o livro arrasta-se um pouco e os detalhes históricos que o tornam tão rico, podem enfadar os menos apreciadores... Eu, como confessa amante de romance histórico, posso dizer que adorei! Read Less

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes