Quinas e castelos

 

 

Autor: Miguel Metelo de Seixas
Género: História de Portugal
Edição: Mai/2019
Páginas: 164
ISBN: 9789898943569
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos

 

 

 

Sinais de Portugal
Os cidadãos portugueses decerto conhecem os símbolos visuais identificativos do seu país: a bandeira verde e vermelha carregada, na partição das duas cores, com o escudo das quinas e dos castelos sobreposto a uma esfera armilar. Quantos, porém, sabem explicá-los e traçar-lhes a história?
Como se chegou até aqui? Como é que, desde os longínquos tempos medievais, se formaram os sinais visuais identificativos da comunidade política portuguesa, ainda hoje perpetuados? E, sobretudo, como foram esses sinais compreendidos, apropriados e difundidos pelos agentes do poder político ou pelos seus observadores, utentes, destinatários ou glosadores?

Continuar...

Vila Medieval

 

 

Autora: Marta Lalanda Prista
Género: Antropologia
Edição: Mai/2019
Páginas: 100
ISBN: 9789898943606
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos

 

 

 

E eis que a Vila Medieval dá forma a um imaginário de rainhas e castelos, torna reais as capas de livros de estórias lidos em criança, confirma as ilustrações dos manuais da escola, lembra as lições do Salazar… Ou, não.
Espalhadas pelo território nacional, descuradas ou transformadas em programa de entretenimento ao ar livre, entre guizos e cascos de cavalos que puxam charretes de turistas ou carros comuns e de feno, em epicentros de especulação imobiliária, abandonadas ou só deixadas estar, as vilas portuguesas da Idade Média convocam imaginários e materialidades, memória e esquecimento, encontros e perdas.

Continuar...

O macaco bêbedo foi à ópera

 

 

Autor: Afonso Cruz
Género: Antropologia
Edição: Mai/2019
Páginas: 85
ISBN: 9789898943583
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos

 

 

 

Da embriaguez à civilização
No início... houve um macaco espertalhão que desceu da árvore para comer frutos caídos no chão, mais maduros, logo, mais doces, logo, mais fermentados, isto é, com um leve cheirinho a álcool. Outros macacos se lhe seguiram e, com o aumento das calorias consumidas, foi um passo até que lhes crescesse o cérebro, a coluna se endireitasse e as mãos se libertassem. Mais um passo... e estávamos a ir à ópera.

Continuar...

Os Mandantes do Atentado de Camarate - O Envolvimento Americano

 

 

Autor: Alexandre Patrício Gouveia
Género: Política
Edição: Mai/2019
Páginas: 320
ISBN: 9789898906342
Editora: Alêtheia

 

 

 

Este livro é mais um importante contributo para a descoberta da verdade sobre Camarate, esse trágico desastre aeronáutico em que morreram o Primeiro-Ministro de Portugal, Francisco Sá Carneiro, o Ministro da Defesa Nacional, Adelino Amaro da Costa, o chefe de gabinete daquele, António Patrício Gouveia, a companheira do primeiro e a mulher do segundo, e os dois pilotos da aeronave. Sete pessoas; sete seres humanos como nós; sete crimes de homicídio agravado. E o fim à vista do projeto político da AD (Aliança Democrática), que sem as mortes do Francisco e do Adelino podia naturalmente ter governado o país durantes duas ou três legislaturas seguidas.

Continuar...

Brincadeiras de irmãs

 

 

Autora: Maria José da Silveira Núncio
Género: Romance
Edição: Mai/2019
Páginas: 160
ISBN: 9789897662096
Editora: Coolbooks

 

 


«E, por vezes, dava-me ideia de que tu, que és a minha irmã, sabias. Que, apesar do meu silêncio e das palavras que não se desprendiam, estranguladas na garganta, tu sabias.»
Partindo da morte de um antigo primeiro-ministro, figura prestigiada e reconhecida na sociedade, desvendam-se os segredos familiares que, em noites longas e corredores escuros, engendraram a complexa relação entre duas irmãs, presas numa teia de silêncios e entreditos, em que se confundem amor e raiva, medo e culpa, vingança e perdão.

Continuar...

Últimas Opiniões

  • Crash
    Depois de ter lido "Arranha-Céus" de J. G. Ballard, um romance que me deixou a pensar seriamente nos ...
  • 10.07.2019 22:32
  • Amantes de Buenos Aires
    Amantes de Buenos Aires, o novo romance de Alberto S. Santos, baseia-se numa história real e segue a ...
  • 08.07.2019 16:24
  • 25 de Abril, Corte e Costura
    Este livro é exatamente o que eu esperava dele: uma sucessão de quadros em que se ridiculariza a ...
  • 28.04.2019 21:03

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

“Um livro aberto é um cérebro que fala; fechado, um amigo que espera; esquecido, uma alma que perdoa; destruído, um coração que chora.”
Rabindranath Tagore