Já não me deito em pose de morrer - poemas escolhidos

 

 

Autora: Cláudia R. Sampaio
Género: Poesia
Coleção: elogio da sombra
Edição: Jan/2020
Páginas: 164
ISBN: 9789720032669
Editora: Porto Editora

 

 

«Penso na poesia de Cláudia R. Sampaio como no discurso furioso que apenas alguém de profunda ternura poderia fazer. Sua tragédia, explícita, frontal, é a da saber a delicadeza quando tudo em seu redor propende para o grotesco e sua cabeça desafia para duvidar continuamente. Magnífica poeta, seu impasse é constante: "Quem sabe se não é agora que / possuo toda a loucura / e me faço mulher // Eu que da cintura para cima sou triste / e daí para baixo uma praia / a quem explodiram o mar / para depois o transformarem em / homem e em assombro também".

Continuar...

As Grandes Batalhas Navais do Mundo Antigo

 

 

Autor: José Varandas
Género: História Mundial
Edição: Jan/2020
Páginas: 408
ISBN: 9789896268824
Editora: A Esfera dos Livros

 

 

 

Dos egípcios aos romanos, mil anos que marcaram a história marítima mundial
«Com o nascer do sol nas suas costas, a galera de Artemísia plana sobre as águas tranquilas do Mediterrâneo. O silêncio do alvorecer é cortado pelo aviso agudo de um vigia. Os olhos da rainha deslocam-se no sentido dos braços que apontam para ocidente e veem, no limite do horizonte, uma trirreme solitária que avança, destemida, afastando-se da linha da frota grega e parecendo ignorar o perigo. Parece uma presa fácil. Artemísia comanda as melhores galeras de guerra da frota do poderoso imperador persa, Xerxes, o "grande rei", e as suas naves formam a esquadra avançada de uma gigantesca frota que transporta uma não menos formidável força invasora, disposta a derrotar de uma vez por todas as cidades-estado gregas.» (…) (in Capítulo 4)

Continuar...

A Vida na Corte Portuguesa

 

 

Autor: José Barata
Género: História de Portugal
Edição: Jan/2020
Páginas: 168
ISBN: 9789722419437
Editora: Livros Horizonte

 

 

 

Os palácios reais, o quotidiano, os eventos solenes e as cerimónias da monarquia ao longo de 760 anos.
A corte, o espaço referencial do sistema monárquico, constituía uma estrutura multifacetada de caráter político e social onde o soberano, coadjuvado pelo aparelho governativo, traçava os destinos do reino, e na qual a família real e o seu séquito desfrutavam de um quotidiano festivo e de esplendor, não raramente ensombrado pela conspiração e pela intriga.

Continuar...

ABC da Tradução

 

 

Autor: Marco Neves
Género: Linguística
Edição: Jan/2020
Páginas: 108
ISBN: 9789897025242
Editora: Guerra & Paz

 

 

 

Em ABC da Tradução, Marco Neves desfaz ideias erradas sobre a tradução, descreve as ferramentas práticas dos tradutores, revela armadilhas habituais da arte de traduzir e mostra ao leitor os truques e técnicas de quem trabalha todos os dias a trazer o mundo para a língua portuguesa. Um livro indispensável para profissionais da tradução e para todos os que gostam de saber mais sobre o português e a sua relação com as outras línguas.

Continuar...

O Último Verão (de A. Ferreira da Silva)

 

 

Autor: A. Ferreira da Silva
Género: Romance
Edição: Jan/2020
Páginas: 120
ISBN: 9789897025211
Editora: Guerra & Paz

 

 

 

Passado em Itália, com especial incidência em Florença e em Ferrara, O Último Verão oferece-se como um relato de primeira pessoa narrado na terceira. Repudiando a linearidade, propõe uma sequência de quadros introspectivos, sobreposta ao itinerário de uma viagem que ameaça converter-se em errância, propendendo para a fuga e para a busca, para o compromisso e para a rejeição. A viagem confunde-se com as elucubrações e as epifanias que se alinham numa perspectiva ilusoriamente terminal, mas que se acham ainda em processo integrativo.

Continuar...

Últimas Opiniões

  • Pão de Açúcar
    Faz agora em fevereiro catorze anos que se deu um acontecimento que apaixonou o País e deixou os ...
  • 02.02.2020 22:44
  • Budapeste
    Este livro fala de uma profissão que muitos podem considerar ficção, mas é muito real e mais vulgar do ...
  • 18.01.2020 23:22
  • A Luz de Pequim
    Apesar de ter vários livros do autor na estante, ainda não tinha tido a oportunidade de ler qualquer ...
  • 15.01.2020 13:56

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

“Você deve escrever o livro que quer ser escrito. E, se for um livro muito difícil para crescidos, então escreva-o para crianças.” 
Madeleine L’Engle