Poemas Eróticos dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses

Autor: Victor Correia
Género: Poesia
Edição: Jan/2020
Páginas: 192
ISBN: 9789897025198
Editora: Guerra & Paz

 

 

Desde que o mundo é mundo, há erotismo. Nada é mais intemporal
Guardamos da poesia medieval a menina que lava alvíssimas camisas nas ondas do mar, os bailes à sombra das árvores em flor e mais meia dúzia de lamentos ao amigo que tarda lá longe. Uma Arcádia onde não sobra espaço ao pecado.
Mas o que se esconde por baixo do manto dessa pretensa santidade medieval? Um cortejo de devassos: o adúltero e a prostituta, o pelintra e o pederasta, o sacerdote amancebado e o nobre incestuoso.

Victor Correia foi vasculhar os cancioneiros medievais galego-portugueses, seleccionou as melhores cantigas eróticas e compilou-as nesta antologia pioneira que agora nos chega às mãos. Pela primeira vez, estes poemas dispersos são organizados e traduzidos para português contemporâneo, acessível a todos.

Deste autor no Segredo dos Livros:
Pequenas Histórias dos Grandes Clássicos da Literatura Portuguesa (Coord.)
Quem Tem Medo dos Filósofos?

Autor – Victor Correia

Autor:

Victor Correia frequentou a Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma (formação em Filosofia). Concluiu a licenciatura em Filosofia, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É pós-graduado em Formação Educacional, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É mestre em Estética e Filosofia da Arte, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (formações obtidas antes do processo de Bolonha). É doutorado em Filosofia Política e Jurídica, na Universidade da Sorbonne, em Paris. Tem um pós-doutoramento em Filosofia Política, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem exercido funções de docência na sua área de formação. Tem organizado e apresentado comunicações em várias conferências. É membro de algumas associações científicas e culturais. Tem diversos artigos publicados, em revistas nacionais e internacionais. Tem também diversos livros publicados.

0 comentários
0 likes
Anterior: Alpendre a Cinco VozesSeguinte: A Luta de Tendências no Movimento Estudantil Pré-25 de Abril – Um Processo Tenebroso

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes