Porque Flutuam os Meus Cereais?

Autor: Adriano Cerqueira
Género: Ciência geral
Edição: Set/2020
Páginas: 272
ISBN: 9789898975515
Editora: Manuscrito

 

 

A explicação da ciência para esta e outras questões do nosso dia a dia
Como sobe a água pelos canos até ao meu chuveiro? Compensa trocar de faixa no trânsito? Como funciona um despertador? Por que razão se enrolam os fios dos auriculares? Como voa um avião?
A rotina diária está repleta de questões para as quais nem sempre temos resposta. Sabemos que se abrirmos uma torneira sairá água e que se carregarmos num interruptor uma luz irá acender-se. Mas como? e porquê?
Disciplinas como a Biologia, a Geologia, a Química, a Física e a Matemática, foram sendo desenvolvidas na expectativa de encontrar uma solução para os enigmas do Universo e do mundo natural. E conseguiram. Só que nem sempre as explicações de cientistas e investigadores são fáceis de entender pelo público em geral.
Neste livro, Adriano Cerqueira, produtor de «90 Segundos de Ciência», programa que ganhou o Prémio Gulbenkian Conhecimento em 2019 e que dá a conhecer as novas descobertas e os trabalhos dos cientistas portugueses, explica de forma simples e lógica algumas das dúvidas mais comuns do nosso dia a dia. Desde que acordamos até que adormecemos, o autor mostra-nos como a ciência está presente em todos os momentos da nossa vida, ainda que nem sempre tenhamos noção disso.

NOTA DO AUTOR
«Hoje em dia, toda essa informação está à distância de um clique mas nem sempre sabemos onde ou como a procurar. Este livro procura ser assim uma ferramenta agregadora de respostas a algumas das dúvidas mais comuns do nosso dia-a-dia.»
«Independentemente da ordem em que os cereais entram na taça, estes costumam adoptar sempre os mesmos comportamentos. Embora todos flutuem, alguns juntam-se em pequenos aglomerados, enquanto outros são relegados para as paredes da taça. Isto não se deve a algum concurso de popularidade entre os diferentes flocos mas sim a algumas regras físicas conhecidas como o Efeito Cheerio.
Para chegar a este efeito os cientistas tiveram que olhar para três conceitos físicos: a flutuação, a tensão de superfície e o menisco dos líquidos.»
Adriano Cerqueira, em Porque flutuam os meus cereais?

Adriano Cerqueira

Adriano Cerqueira nasceu em Ovar, em 1988. É jornalista de ciência e produtor do programa «90 Segundos de Ciência», da Antena 1. Nos últimos dez anos, tem-se dedicado à divulgação da ciência desenvolvida em institutos de investigação e em universidades portuguesas. É licenciado em Ciências da Comunicação – Jornalismo, Assessoria e Multimédia e mestre em Multimédia pela Universidade do Porto. Já trabalhou em áreas tão diversas como a assessoria de comunicação, o design gráfico e a produção audiovisual. Inspirado por filmes como Parque Jurássico ou Em Busca do Vale Encantado, alimentou desde a sua infância uma paixão pela ciência e pelo conhecimento, tendo tardiamente trocado o sonho de ser paleontólogo pela missão de descodificar e divulgar a ciência produzida em Portugal.
No programa «90 Segundos de Ciência», é membro de uma equipa galardoada com o Prémio Gulbenkian Conhecimento 2019, com o Prémio Acesso Cultura 2018 e detentora de Menção Honrosa na categoria de blogue//podcast do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação 2019.

0 comentários
2 likes
Anterior: Dias de Outono – LançamentoSeguinte: Mais de 150 Histórias que te Vão Deixar de Boca Aberta… e de Queixo Caído!

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes