Portugal Católico – A Beleza na Diversidade

Autor: José Eduardo Franco e José Carlos Seabra Pereira (direção)
Género: Religião
Edição: Nov/2017
Páginas: 848
ISBN: 9789896444747
Editora: Temas e Debates

 

 

«A presente obra não visa constituir mais uma contribuição erudita ou edificante de retrospetiva histórica; pretende, antes, traduzir-se num fundamentado quadro da condição atual do catolicismo em Portugal. Tem, pois, por intuito primordial pôr em evidência, com visão realista dos sinais de vitalidade e das limitações, as múltiplas facetas e as dinâmicas contemporâneas da comunidade católica nos vários domínios da vida da sociedade portuguesa.

Enfim, trata-se de fazer o ponto da situação das presenças e ausências, dos acertos e desacertos, das forças e fraquezas das perspetivas cristãs, através de um discurso de rigor e numa escrita capaz de chegar a um vasto público de leitores católicos e não católicos, de vários estratos socioculturais. Graças a colaboração de dezenas de autores, vindos de diferentes gerações e sectores, com distintas formações e opções entre os leigos, com várias sensibilidades espirituais entre os consagrados, esta obra constitui-se em polifonia sobre as mais representativas faces do catolicismo em Portugal no século XXI – vozes condensadas na dicção de duas centenas de textos breves, intercalados com larga componente imagética.»

José Eduardo Franco

José Eduardo Franco dirige a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (Universidade Aberta/CLEPUL-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). É membro da Academia Portuguesa da História. Tem dirigido vários projetos de investigação, entre os quais «Vieira Global», com Pedro Calafate, com quem publicou a Obra Completa do Padre António Vieira em 30 volumes (Círculo de Leitores), e, com Carlos Fiolhais, Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa, em 30 volumes, galardoado com o Prémio Mariano Gago da Sociedade Portuguesa de Autores.

Autor – José Carlos Seabra Pereira

Autor:

José Carlos Seabra Pereira é Doutor pelas Universidades de Poitiers e de Coimbra, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Universidade Católica Portuguesa. Investiga e leciona nas áreas de Teoria Literária e Literatura Portuguesa Moderna, de Estudos Camonianos e de Estudos Pessoanos (cadeira que criou na Universidade de Coimbra). É atualmente o Coordenador Científico do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos e vice-diretor da Revista Camoniana (luso-brasileira), membro eleito do novo Conselho Científico da FLUC e da Comissão Científica do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas. Ainda a nível literário e cultural, José Carlos Seabra Pereira é membro do Conselho Executivo da Fundação Inês de Castro, Conselho de Patronos da Fundação Arpad Szenes/Vieira da Silva, Conselho Editorial do grupo Babel e Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, presidindo ao Conselho Coordenador da Rota dos Escritores do Século XX da Região Centro.
Do Fim-de-Século ao Tempo de Orfeu“, “Neorromantismo na Poesia Portuguesa” e “António Nobre: Projeto e Destino“, “O tempo republicano da literatura portuguesa“, “Aquilino – a escrita vital” e “Prismas Identitários – Modernas Representações Literárias de Portugal” são algumas das obras que assinou.

0 comentários
0 likes
Anterior: Livro Português das FábulasSeguinte: Limões na Madrugada

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes