Pra Cima de Puta

Autora: Cristina Ferreira
Género: Debate / Sociologia
Edição: Nov/2020
Páginas: 152
ISBN: 9789896662769
Editora: Contraponto

 

 

Não julgue um livro pela capa. Um livro com conteúdo chocante, um debate imprescindível.
Na Internet e nas redes sociais, a maldade grassa, o fel destila. Assusta-me perceber que há gente que se alimenta disso, que julga e agride os outros com facilidade e sem pudor.
Este livro é sobre a violência e sobre a necessidade urgente de mudar. Com ele, pretendo confrontar-nos com a impunidade das agressões que, nas redes sociais, se dirigem não interessa a quem ou com que consequências.
Muitos considerarão que este título e o que aqui mostro constituem mais uma provocação. É verdade, este livro é uma provocação, uma chamada de atenção. Mas é também um testemunho que acredito que posso deixar. É uma parte da História e da história das pessoas que, impunemente, optam por agredir. Esta maledicência, esta imensa maldade, num mundo que precisa tanto do oposto, surge porquê? O que leva o ser humano a escrever este tipo de comentários? Um dia, daqui a muito tempo, alguém pegará neste livro e conseguirá entender como eram as redes sociais nesta década do século XXI. Talvez encontre algumas pistas.
O que aqui mostro pretende ser uma abertura de caminho para uma análise sociológica que é preciso fazer. Não é para terem pena de mim ou da minha família. É para percebermos que mulheres e homens atacam ferozmente. Na maioria das vezes, sem conhecimento de causa, por inveja pura e simples ou por qualquer outro sentimento que os especialistas saberão identificar melhor do que eu.
Quero que este debate se faça. Sou uma profissional da área da comunicação e chego a muita gente. Quero usar essa influência para tentar criar reflexão e discussão em torno de algo que não me afeta só a mim, de algo que me parece que faz de nós, enquanto sociedade, gente menor do que poderíamos ser.

Desta autora no Segredo dos Livros:
Falar (inglês) é Fácil
Sentir

Autor – Cristina Ferreira

Autora:

Cristina Ferreira tirou o curso de Ciências da Comunicação com o objetivo de ser jornalista. Ainda estagiou na RTP, no programa Regiões, mas o entretenimento roubou-a ao jornalismo. Entrou para a TVI depois de um curso de apresentação de televisão coordenado por Emídio Rangel. Estreou-se como apresentadora nos diários do programa Big Brother. Seguiu-se o Diário da Manhã e o Você na TV!, programa líder de audiências que conduziu durante 13 anos ao lado de Manuel Luís Goucha. Uma Canção para Ti, A Tua Cara não Me É Estranha, Dança com as Estrelas e Apanha Se Puderes são programas que também apresentou na TVI, antes de, em setembro de 2018, anunciar a sua mudança para a SIC, naquela que foi, à época, a mais noticiada transferência televisiva de sempre em Portugal – até que, em julho de 2020, se anunciou o seu regresso à TVI. Na área da comunicação, tem ainda um blogue, o Daily Cristina, e uma revista em nome próprio, líder de mercado.
Foi considerada uma das mulheres mais influentes do país pelo Expresso, pela revista Sábado e pela revista Forbes Portugal.
Em 2016, publicou pela Contraponto o livro de memórias Sentir, que bateu recordes de vendas e alcançou a marca de 100 mil exemplares, e, em 2018, surpreendeu o país com a publicação do livro intitulado Falar (Inglês) É Fácil, também um grande sucesso.

0 comentários
1 like
Anterior: Quando eu era PequeninaSeguinte: Quando Eu era Pequenina – Lançamento online

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados