Preciosa

FaceBook  Twitter  

 

 

Autor: Nelson Nunes
Género: Romance
Edição: Mai/2019
Páginas: 152
ISBN: 9789897772351
Editora: Planeta

 

 

 

Este livro é uma carta de amor de um filho à sua mãe. Porque foi ela quem o salvou de ter sido morto pelo pai, porque foi ela quem o impediu de se atirar de um quarto andar rumo à única libertação que se lhe afigurava possível. E salvou o filho.
Este é o relato de um filho que podia já não estar aqui. Um testemunho poderoso de uma realidade assustadora e que quase nunca é descrita por essas outras vítimas da violência doméstica: os filhos.

«Isaac segurou na mochila, abriu-a e tirou de lá um revólver. A princípio, pensei que era outro presente para mim. Mas não. Toquei no metal frio, percebendo que era uma arma a sério, e senti um baque no peito. – É uma pistola, já viste?»
«Não soube o que responder, embora fossem muitas as perguntas que me corriam na mente a grande velocidade: onde conseguira ele a arma? Para que a queria? Tencionaria matar alguém na taberna? Iria matar-me a mim? Ou a Maria? Ele pareceu ler-me os pensamentos, ou apenas o olhar apavorado que exibia no meu rosto infantil. – É para matar a tua mãe. Assim ficamos livres e podemos viver juntos.»
É um livro com uma causa que está na agenda do dia, terrivelmente actual, discutida em fóruns e até na Assembleia da República: a violência doméstica. Baseia-se numa história real. Uma história profundamente íntima e comovente, sem paralelo na ficção portuguesa recente.
Com uma prosa directa, ajuda a uma compreensão mais profunda do calvário por que passam as vítimas de violência doméstica.
A auto ficção é um género totalmente em voga em Portugal e no mundo.

Deste autor no Segredo dos Livros:
Quem Vamos Queimar Hoje?
Isto Não É Um Livro de Receitas - O que grandes chefs têm a dizer sobre a gastronomia

Autor:

Nelson Nunes é jornalista e escritor, tendo publicado os livros Quando a Bola Não Entra (ed. Ideia-Fixa, 2015), Com o Humor Não se Brinca (ed. Vogais, 2016) e Isto Não É um Livro de Receitas (ed. Vogais, 2017), e muitas reportagens ao longo dos últimos dez anos em meios de comunicação tão variados como a revista Focus ou a Rádio Renascença.
Trabalhou também como investigador académico na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
Quem Vamos Queimar Hoje? é o resultado do seu desejo de compreender a forma como as redes sociais afetam o comportamento das pessoas e o impacto que têm em quem é visado.
Atualmente, dizem que tem ideias brilhantes na agência de storytelling True Stories, e é ainda mentor do podcast Com o Humor não Se Brinca, nascido do livro editado em 2016, com o mesmo nome.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • 25 de Abril, Corte e Costura
    Este livro é exatamente o que eu esperava dele: uma sucessão de quadros em que se ridiculariza a ...
  • 28.04.2019 21:03
  • A Aluna Americana
    Este é o mais recente romance de João Pedro Marques, autor de, entre outros, "Uma Fazenda em África" ...
  • 25.04.2019 20:42
  • O Último Cabalista de Lisboa
    Consegui, finalmente, ler este livro que foi o primeiro romance de Richard Zimler. Publicado em 1996 ...
  • 07.04.2019 23:56

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte."
Carlos Ruiz Zafón in A sombra do vento