Precious, a força de uma mulher


Autora: Sapphire
Páginas: 184
Formato: 24 x 15 cm
Editora: Alfaguara (uma chancela da Objectiva)

Precious Jones, dezasseis anos, corpo de mulher e coração de menina, está à espera do segundo filho.
É negra, pobre, obesa, analfabeta e está muito só. Violada pelo pai, que é também o pai dos seus dois filhos, e abusada pela mãe, que encontra sempre novas formas de explorar a filha a vários níveis, Precious perde o seu último vínculo com a realidade ao ser expulsa da escola.
Sozinha nas ruas de Harlem, o reino dos sem voz, Precious fica muito próxima do abismo, vencida pela raiva e pelo desespero. Até ao dia em que é admitida numa instituição para crianças desfavorecidas e encontra na sua nova professora o estímulo para não desistir.
Pela mão de Blue Rain, Precious descobre a magia das letras que formam palavras e frases, e encontra na leitura e na escrita a porta para o mundo que ela julgara estar definitivamente fechada.
A menina de Harlem descobre que tem sentimentos, tem sonhos e, mais importante do que tudo, tem uma voz só sua.

Autora:
Sapphire é autora de dois livros de poesia: American Dreams, que foi considerado pela Publishers Weekly como “uma das mais pujantes colectâneas de estreia dos anos 90”, e Black Wings & Blind Angels.
A obra de Sapphire está publicada em mais de dez países.
Sapphire leccionou Ficção e Poesia em cursos de licenciatura e mestrado na Faculdade de Brooklyn,na New School University, na SUNY Purchase, e na Faculdade de Trinity.
Actualmente, vive e trabalha em Nova Iorque.

O filme:
O filme homónimo inspirado no livro venceu o Grande Prémio do Júri e do Público, na categoria de melhor drama, na edição de 2009 do Festival de Sundance (EUA).
Foi vencedor do Globo de Ouro para Melhor Actriz Secundária, Mo’Nique, e tem data de estreia nacional marcada para 11 de Fevereiro.
Precious, está ainda nomeado para os Óscares de Hollywood, nas categorias de Melhor Filme e de Melhor Actriz, entre outras nomeações para vários outros prémios importantes.

5 comentários
0 likes
Anterior: O Abraço da NoiteSeguinte: A Minha Dieta

Comentários

  • Helena

    Julho 18, 2010 às 22:40
    Responder

    ExtraordinárioExtraordinário é a palavra que melhor descreve este livro. Violento, brutal e, infelizmente, porque é baseado num testemunho real. Não se trata de ficção e isso faz dele um despertar de consciências.Altamente recomendado.

  • Maria João

    Julho 17, 2010 às 20:03
    Responder

    Simplesmente lindo. Depois de ter lido o livro, até tenho medo de ver o filme, pois estes têm sempre tendência para nos desiludir. Mas realmente quero ver a representação desta grande menina que descobre todo um mundo.É uma lição de vida, demonstra-nos que mesmo quando pensamos que já não aguentamos mais, vamos sempre buscar forças onde nem sabíamos que elas existiam.

  • sonia areia

    Maio 17, 2010 às 23:48
    Responder

    Uma liçao de vidaNão há muito a acrescentar do que já foi dito pela Ana e pela Silvia. Mas foi um livro que me marcou, uma verdadeira lição de vida. Mostra que, apesar de todas as contradições, o ser humano consegue arranjar forças e dar a volta por cima. Um livro que mostra a realidade de tantas pessoas... Às quais não conseguimos ficar indiferentes.Muito bom!

  • Sílvia

    Março 27, 2010 às 22:57
    Responder

    a coragem, a força e o amor!Sobre este livro não há muito a dizer, é o diário de uma mulher vítima de abusos sexuais, violência e que também é analfabeta. Encontra amparo numa escola onde aprende a ler e a escrever e começa a escrever o seu diário. O diário é escrito na 1ª pessoa com muitos erros gramaticais, de sintaxe. Este livro mostra a força e a coragem de uma mulher que consegue libertar-se da violência e dos abusos sexuais. No entanto, já depois de ter o 2º filho do próprio pai, recebe a pior notícia da sua vida… […] Ler Mais...a coragem, a força e o amor!Sobre este livro não há muito a dizer, é o diário de uma mulher vítima de abusos sexuais, violência e que também é analfabeta. Encontra amparo numa escola onde aprende a ler e a escrever e começa a escrever o seu diário. O diário é escrito na 1ª pessoa com muitos erros gramaticais, de sintaxe. Este livro mostra a força e a coragem de uma mulher que consegue libertar-se da violência e dos abusos sexuais. No entanto, já depois de ter o 2º filho do próprio pai, recebe a pior notícia da sua vida… E, mais uma vez, precisa de encontrar forças para enfrentar uma nova fase da sua vida. E o livro não tem fim, pois a vida continua… Read Less

  • Ana

    Março 4, 2010 às 16:31
    Responder

    Uma lição de vidaNeste livro somos transportados para Harlem, Nova Iorque através de Precious Jones, de 16 anos. Precious é abusada pelo pai desde os 7 anos, grávida do segundo filho. O livro leva-nos à vida desta menina que, sem qualquer esperança de vida, consegue dar a volta por cima através de uma escola para crianças desfavorecidas e através de uma professora muito especial, Prof Blue Rain e das colegas com histórias de vida também muito difíceis. Escrita na 1ª pessoa, toda a escrita do livro está como se vê que Precious fala, ou seja com erros, más conjugações, etc.No […] Ler Mais...Uma lição de vidaNeste livro somos transportados para Harlem, Nova Iorque através de Precious Jones, de 16 anos. Precious é abusada pelo pai desde os 7 anos, grávida do segundo filho. O livro leva-nos à vida desta menina que, sem qualquer esperança de vida, consegue dar a volta por cima através de uma escola para crianças desfavorecidas e através de uma professora muito especial, Prof Blue Rain e das colegas com histórias de vida também muito difíceis. Escrita na 1ª pessoa, toda a escrita do livro está como se vê que Precious fala, ou seja com erros, más conjugações, etc.No entanto, a vontade de querer aprender e de querer crescer é enorme. A mim marcou-me, infelizmente por que sabemos que há muitas Precious por este mundo fora. Read Less

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes