Regras de Isolamento

Autores: Djaimilia Pereira de Almeida e Humberto Brito
Género: Testemunhos
Edição: Set/2020
Páginas: 184
ISBN: 9789899004740
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos

 

 

Uma escritora e um fotógrafo, um casal, vivem em torno da casa, fechados em casa, durante o estado de emergência. Combinando anotações fotográficas com ficções, ensaios e crónicas, compõem este Regras de isolamento, o registo muito pessoal da passagem desses dias. Reflexão sobre a pandemia, a conjugalidade e a vida fora do centro, este livro é não só um diário do confinamento e da quarentena, mas também uma reflexão existencial. Porque foi composto e escrito «na barca do presente», à procura do que nos ajuda a vivermos o tempo que nos foi destinado. Quem nos ajuda, desde que abrimos os olhos pela primeira vez e, depois, quando estamos frágeis nos nossos abrigos? Quem nos estende e a quem estendemos a mão, quando temos medo, apesar de o céu estar na mesma? Talvez precisemos de uma vida inteira para o perceber.

De Djaimilia Pereira de Almeida no Segredo dos Livros:
As Telefones
A Visão das Plantas
Mães que Tudo (coautora)
Luanda, Lisboa, Paraíso

Autor – Djaimilia Pereira de Almeida

Autora:

Djaimilia Pereira de Almeida nasceu em Luanda em 1982 e cresceu nos arredores de Lisboa. Licenciada em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa, doutorou-se em Teoria da Literatura, na Universidade de Lisboa, em 2012. Estreou-se no romance em 2015 com Esse Cabelo (Teorema). Ajudar a Cair, um retrato ensaístico do Centro Nuno Belmar da Costa, foi publicado, em 2017, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Em 2018, publicou Luanda, Lisboa, Paraíso (Companhia das Letras Portugal). Em 2013, foi uma das vencedoras do Prêmio de Ensaísmo serrote, atribuído pela Revista serrote (Instituto Moreira Salles, Brasil); em 2016, esteve entre os finalistas do 8º ciclo da Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative. Publicou em Common Knowledge, Granta.com, Granta Portugal, Ler, Revista Pessoa, Quatro Cinco Um, Revista serrote, Words Without Borders, Revista Zum, entre outras.

Humberto Brito

Humberto Brito (Setúbal, 1980) é professor auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses da Universidade Nova de Lisboa e membro do Instituto de Filosofia da Nova. Doutorou-se em Teoria da Literatura na Universidade de Lisboa (2007) e estudou Fotografia no Atelier de Lisboa. Avaria (2019) é o seu primeiro livro. A sua presente investigação centra-se em questões filosóficas que surgem no estudo da literatura e da fotografia.

0 comentários
0 likes
Anterior: Culatra – Uma ilha com gente dentroSeguinte: Faz Acontecer, Portugal

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes