Segredos e Mentiras da Família Real Espanhola

FaceBook  Twitter  

 

 

  

Autora: Pilar Eyre
Edição: Jan/2011
Páginas: 264 + 24 extratextos
ISBN: 9789896262877
Editora: Esfera dos Livros

 

 

Três gerações de Borbóns percorrem as páginas deste livro: do malogrado infante D. Alfonso, cuja brutal morte esteve rodeada de detalhes que se contam aqui pela primeira vez, ao nascimento de Leonor, primogénita dos actuais Príncipes das Astúrias, e de Sofia, sua irmã. E entre estas gerações as fascinantes vidas de D. Juan e D. María, Vitória Eugénia, D. Jaime, os actuais reis Juan Carlos e Sofia, as infantas Pilar e Margarida, irmã do monarca, o príncipe Filipe e as infantas Helena e Cristina.

Algumas destas histórias foram vividas nos mais variados locais de exílio: Cannes, Roma, Lausana e, por fim, Estoril, o paraíso triste. Analisa ainda as relações entre os seus membros, o ímpeto sexual, tão potente em todos os varões da dinastia, as noivas inconvenientes, as amantes e também o dinheiro, o desperdício ou a falta, que propiciou tantas situações de «glamour» como momentos de extrema pobreza. Uma família que partilha uma mesma paixão: a luta pela sobrevivência da monarquia, a ambição de que haja sempre um Borbón no trono e o desejo legítimo de não voltar a passar fome.

Autora:

Pilar Eyre nasceu em Barcelona. Estudou Filosofia e Letras e Ciências  da Informação. Exerceu jornalismo como colunista, entrevistadora e repórter em  vários jornais e revistas (Hoja del Lunes, Mundo Diário, La Vanguardia,  Interviú, El Periódico de Catalunya e El Mundo, entre outros) e colaborou  também em diversas emissoras de rádio e televisão. É autora de vários livros,  entre os quais cabe destacar: Dos Borbones en la corte de Franco, Segredos e  Mentiras da Família Real Espanhola, Todo empezó en el Marbella Club e Callejón  del olvido, que foi adaptado ao teatro, e a biografia Quico Sabaté, el ultimo  guerrillero, que deu origem a um filme e um documentário.

Comentários  

 
+1 #1 Susana 2011-03-02 16:22
Pelo título, pensei que iria ler uma história de príncipes e princesas mais real, mas com algum brilho. Acabei ontem de o ler e senti que sou uma felizarda por ter nascido uma comum mortal.
Uma vida cheia de compromissos e obrigações, logo desde crianças. Nos dias de hoje, essa carga não é tão notável, mas há cerca de 50 anos atrás, era uma cruz este estatuto. No início, o livro é bastante confuso, pois tem de se dar uma leitura e fixar o organograma da família, para nos enquadrarmos na trama. Caso contrário, será muito confusa a leitura.
Para quem gosta de uma boa fofoca e segue a vida destas monarquias europeias, aqui acaba por saber um pouco de cada uma, pelo menos daquelas que cruzam a vida dos reis espanhóis e são quase todas. De 1 a 5, daria um 4.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Crash
    Depois de ter lido "Arranha-Céus" de J. G. Ballard, um romance que me deixou a pensar seriamente nos ...
  • 10.07.2019 22:32
  • Amantes de Buenos Aires
    Amantes de Buenos Aires, o novo romance de Alberto S. Santos, baseia-se numa história real e segue a ...
  • 08.07.2019 16:24
  • 25 de Abril, Corte e Costura
    Este livro é exatamente o que eu esperava dele: uma sucessão de quadros em que se ridiculariza a ...
  • 28.04.2019 21:03

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"A melhor receita para o romance policial: o detetive não deve saber nunca mais do que o leitor."
Agatha Christie