Ser Bom Não Chega


Autor: Dr. Atul Gawande
Editora: Lua de Papel
Colecção: Check Up
Formato: 15,5×23,5
Páginas: 240

O livro inicia com a história de uma senhora portuguesa que tinha sido internada com queixas vagas, dizia-se cansada, tinha tosse, não tinha febre. O caso foi entregue a um estudante de medicina, que a observou, fez testes, análises, e não viu razão para cuidados. Uma manhã, porém, acordou mal disposta. Mas como de resto estava tudo na mesma, o estagiário, mais uma vez, esqueceu o assunto. O chefe dele, porém, ficou preocupado. E apesar de ter dezenas de outros casos em mãos, decidiu ir ver a paciente. Chegou mesmo a tempo de evitar um choque séptico, provocado por uma pneumonia fulminante. E salvou-a da morte.

O jovem estudante, Atul Gawande (hoje um dos melhores cirurgiões do mundo), nunca mais se esqueceu daquela história. Tinha feito tudo bem. Mas faltara-lhe aquela pontinha suplementar de atenção, de diligência, que faz toda a diferença entre ser “apenas” um bom médico e ser um médico excepcional. É justamente sobre essa diferença que nos fala este livro notável. O autor percorre o mundo à procura de médicos excepcionais, que aliam a imaginação ao empenho para fazer mais e melhor. Ser Bom Não Chega é uma lição sobre a contínua superação dos limites. E é, ao mesmo tempo, a comovedora confissão de um médico, que apesar dos erros luta todos os dias para ser (ainda) melhor.

SOBRE O AUTOR:
 
Atul Gawande, bacharel pela Universidade de Stanford, tirou um mestrado na Universidade de Oxford e o curso de Medicina e um mestrado em Saúde Pública na Universidade de Harvard. Bolseiro da Rhodes (a mais antiga e prestigiada bolsa do mundo) foi distinguido ainda com uma MacArthur Fellowship (popularmente conhecida como “o prémio dos génios”). Actualmente professor catedrático de Cirurgia em Harvard, e considerado um dos maiores especialistas mundiais na remoção de glândulas endócrinas cancerosas, o médico é redactor da revista The New Yorker e colunista do New England Journal of Medicine. Foi premiado em 2005 com o Science Journalism Award.
 

0 comentários
0 likes
Anterior: Breakfast at Tiffany’s (Boneca de Luxo)Seguinte: Fernando Pessoa – O Guardador de Papéis

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes