Seres Mágicos em Portugal

FaceBook  Twitter  

 

 

 

Autora: Vanessa Fidalgo
Edição: Mai/2014
Páginas: 280
ISBN: 9789896265755
Editora: Esfera dos Livros

 

 


Histórias de fadas, duendes, olharapos, lobisomens, diabretes e outras criaturas que habitam o nosso país

Dona Adelina conta-nos a história do lobisomem que na freguesia da Bemposta corria ruas pela noite fora estragando o pão que cozia de madrugada nos fornos e assustando os mais novos e indefesos. Na ilha do Pico, Açores, o dia 2 de fevereiro de cada ano era dia para ficar em casa. Homens, mulheres e crianças trancavam-se a sete chaves e protegiam-se comendo alhos. Lá fora os labregos, uma espécie de duendes, saíam das águas salgadas do mar para nos próximos meses viverem escondidos nos matos verdejantes da ilha.

Nas serras de Arruda dos Vinhos é bem conhecida a história de um gigante terrível, que, de tão grande e violento, aterrorizava as povoações da região. Em Santa Maria, nos Açores, o povo garante que as jovens de cabelo vermelho que ainda hoje por lá moram são descendentes de uma jovem e bela sereia que caiu de amores nos braços do filho de um pescador.
Fadas, duendes, gigantes, olharapos, lobisomens, trasgos, sereias, entre outras, são algumas das criaturas mágicas que habitam o nosso país, o nosso imaginário e que vai conhecer ao longo das páginas deste livro.
Depois do sucesso de Histórias de um Portugal Assombrado e 101 Lugares para Ter Medo em Portugal, a jornalista Vanessa Fidalgo percorreu o país, de lés-a-lés, visitou bibliotecas locais à descoberta de histórias, ouviu relatos e entrevistou dezenas de pessoas para resgatar a nossa rica tradição oral. O resultado é este original livro onde a imaginação e o fantástico ganham protagonismo, numa história que não consta nos manuais escolares, mas que faz parte do nosso país e das nossas tradições.

Desta autora no Segredo dos Livros:
Histórias de um Portugal Assombrado
101 Lugares para ter medo em Portugal

Autora:

Vanessa Fidalgo nasceu em São Domingos de Benfica, a 15 de maio de 1978. Licenciou-se em Comunicação Social, na variante de Publicidade e Marketing, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Como colaboradora, assinou artigos para as revistas Sábado, Loud Magazine, jornal Inside e também para o portal Disco Digital. Desde 1997, é jornalista no diário Correio da Manhã. Foi aqui que publicou a reportagem «Ainda há histórias de casas assombradas», uma viagem pelo País real e pela internet sobre os mitos de fantasmas que de norte e a sul do País continuam a alimentar a imaginação popular, e que viria a dar origem ao livro Histórias de um Portugal Assombrado. Apaixonou-se então pela riqueza do património oral português e, por isso, voltou a mergulhar nele para descobrir 101 Lugares para Ter Medo em Portugal, o seu segundo livro.
Vive nos arredores de Lisboa, é casada e mãe de uma menina.

Comentários  

 
#2 Liliana Patrícia Pereira Pinto 2014-09-30 11:28
Um livro que nos remete para a nossa infância de histórias maravilhosas sobre fadas, duendes, lobisomens e outros que tal.
É um livro que encanta pelas histórias encerradas neste nosso Portugal que tem tanto de moderno como de misterioso. Histórias que nos fazem sorrir e também arrepiar.

Gostei.
 
 
#1 PCCST 2014-06-06 09:22
Gosto bastante deste género de livros, que aborda o sobrenatural. Já tinha lido o "Histórias de um Portugal Assombrado" que me fascinou bastante.
Relativamente a este livro, posso dizer que gostei e li cada relato com bastante agrado. No entanto, penso que muitos dos relatos que encontramos, acabam por ser um pouco repetitivos, com histórias muito semelhantes.
Aqui podemos conhecer histórias de fadas, sereias, lobisomens, olharapos e tudo o que possamos imaginar.
Engraçado que este livro levou-me para tempos em que era uma criança e a minha bisavó contava histórias muito semelhantes a estas.
Aconselho a leitura a quem tem curiosidade neste tema.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • A Ilustre Casa de Ramires
    NOTA: Este comentário contém spoilers (*** não leia se pretender ainda ler o livro ***) Após 2 ou ...
  • 28.06.2020 09:42
  • Imortal (José Rodrigues dos Santos)
    Acabei (finalmente) de ler o mais recente livro de José Rodrigues dos Santos - Imortal que trata de um ...
  • 01.06.2020 23:30
  • O Túmulo do Mestre
    Ótimo livro para se ler num fim de semana! Li-o em duas tardes. Os capítulos não são grandes, pelo ...
  • 19.04.2020 19:03

Últimos Tópicos

    • Navia
    • Navia, nascida no ano 410 D.C, época em que a Lusitânia encontra-se instável...
    • há 4 dias 6 horas
    • Navia
    • Navia Navia, nascida no ano 410 D.C, época em que a Lusitânia encontra-se...
    • há 4 dias 6 horas

Uma Pequena Palavra...

"Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte."
Carlos Ruiz Zafón in A sombra do vento