Um castelo em Ipanema

Autora: Martha Batalha
Género: Romance
Edição: Set/2020
Páginas: 288
ISBN: 9789720033819
Editora: Porto Editora

 

 

Rio de Janeiro, 1968.
Estela, recém-casada, mancha com lágrimas e rímel a fronha bordada do seu travesseiro. Uma semana antes ela estava na festa de passagem de ano que marcaria de modo irremediável o seu casamento. Estela sabia decorar uma casa, receber convidados e preparar banquetes, mas não estava preparada para o que aconteceu nesse dia.
Setenta anos antes, Johan Edward Jansson conhece Brigitta também durante uma festa de passagem de ano, em Estocolmo. Casam-se, mudam-se para o Rio de Janeiro e constroem um castelo num lugar ermo e distante do centro, chamado Ipanema.
Em Um castelo em Ipanema Martha Batalha conta-nos como essas duas festas de Ano Novo definem a trajetória dos Jansson ao longo de 110 anos. É uma saga familiar imersa em história, construída com humor, ironia e sensibilidade. A riqueza e a complexidade dos múltiplos personagens criados pela autora permitem tratar de temas que se entrelaçam e definiram a sociedade brasileira nas últimas décadas, como o sonho da ascensão social, os ideais femininos e feministas, a revolução sexual, a reação ao golpe militar, a divisão de classes, a deterioração do país.
Um romance comovente sobre escolhas e arrependimentos, sobre a matéria granular da memória e as mudanças impercetíveis e irremediáveis do tempo.

Desta autora no Segredo dos Livros:
A Vida Invisível de Eurídice Gusmão

Autor – Martha Batalha

Autora:

Martha Batalha, licenciada em jornalismo com especialização em literatura, trabalhou nos principais jornais do Rio de Janeiro. Depois de alguns anos a trabalhar como repórter, abriu a sua própria editora, a Desiderata. Após a publicação de alguns best-sellers, vendeu a editora e mudou-se para Nova Iorque onde prosseguiu os estudos e obteve a bolsa Oscar Dystel para um mestrado em edição, área em que trabalhou durante algum tempo antes de se dedicar à escrita.
A Vida Invisível de Eurídice Gusmão é o seu primeiro romance. Inicialmente rejeitado no Brasil, foi apresentado na Feira de Frankfurt e adquirido de imediato por várias editoras internacionais. Ainda antes da publicação no Brasil (em abril de 2016), foi anunciada uma adaptação da obra ao cinema, cujas filmagens deverão começar em 2017.
Martha vive em Santa Monica, Califórnia, com o marido e dois filhos.

0 comentários
1 like
Anterior: O Pequeno Livro Negro da Corrupção – LançamentoSeguinte: «Virar Travesti» – Trajetórias de vida, prostituição e vulnerabilidade social

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes