Um Tempo Sem Idades

Autora: Maria João Valente Rosa
Género: Sociologia
Edição: Mar/2020
Páginas: 176
ISBN: 9789896715427
Editora: Tinta da China

 

 


Ensaio sobre o envelhecimento da população

A população está a envelhecer. Porque é que isso tem de ser um problema?
O envelhecimento é um facto inegável, irreversível e transnacional. Mas se isto é uma conquista sobre a morte das populações, porque não encará-la com optimismo? Se envelhecer é ganhar tempo, não faz sentido que viver mais anos seja sinónimo de existências mais preenchidas, felizes e plenas de sentido?

Um Tempo Sem Idades reflecte sobre as tendências em curso, questiona as angústias associadas ao envelhecimento e, com um tópico por página, apresenta ideias em prol de uma sociedade mais inteligente e coesa, que deixe de encarar a velhice como um inconveniente social e seja capaz de tirar maior proveito deste bónus de vida conquistado por todos.
«The Age of no age® é um conceito social que não usa a idade como marca para determinar o posicionamento dos indivíduos adultos, de qualquer idade, no mercado de trabalho e na sociedade. O aumento do tempo médio de vida tem de deixar de significar ser-se velho por mais tempo, para passar a ser entendido como ter-se mais tempo para viver. Vidas mais longas têm implicações sobre toda a vida e não unicamente sobre o seu fim. […]
Este conceito é uma proposta para integrar esse fantástico bónus de vida, importante dividendo que as sociedades modernas adquiriram. Utopia? Como disse Oscar Wilde, ‘o progresso é a concretização das utopias’.»

Edição bilingue

Autor – Maria João Valente Rosa

Autora:

Maria João Valente Rosa nasceu em Lisboa em 1961. É doutorada em Sociologia (especialidade Demografia) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde é professora. É autora e coautora de vários artigos e livros sobre a sociedade portuguesa contemporânea, designadamente sobre envelhecimento demográfico. Tem participado em inúmeros congressos nacionais e internacionais e sido responsável pela coordenação científica de conferências ou de outras iniciativas na área da Demografia. Exerceu vários cargos públicos, nos Ministérios da Educação e da Ciência, e dirigiu o projeto Pordata de 2009 a 2019. Integra o Conselho Superior de Estatística (CSE), é vice-presidente do Comité Consultivo Europeu de Estatística (ESAC) e é investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI).

0 comentários
0 likes
Anterior: África em Transformação – Desenvolvimento económico na era da dúvidaSeguinte: O Clube dos Cientistas: Sem Parar! 1 – Batalha Naval e Jogo dos Pontinhos

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes