Uma Fragata no 25 de Abril - A verdadeira história da Almirante Gago Coutinho

FaceBook  Twitter  

 

 

Autora: Noémia Louçã
Género: História de Portugal
Edição: Mar/2019
Páginas: 192
ISBN: 9789898760623
Editora: Parsifal

 

 

 

Uma obra que desmascara o maior mito da história recente de Portugal
É verdade que no dia 25 de abril o comandante da fragata Gago Coutinho deu ordem para disparar sobre as forças de Salgueiro Maia?
Em 25 de Abril de 1974, o Estado-Maior da Armada deu ordens ao comandante da fragata Gago Coutinho para preparar o bombardeamento dos blindados de Salgueiro Maia no Terreiro do Paço. Durante muitos anos, teve livre curso a versão romântica de que os jovens oficiais da guarnição impediram o comandante de cumprir a ordem, impedindo assim um banho de sangue em Lisboa, uma guerra civil no país todo e o malogro da revolução.

Neste livro, a autora repõe a verdade sobre um oficial com uma vida de empenhamento antifascista. A ordem de preparar para fazer fogo nunca passou do comandante para qualquer subordinado, porque Seixas Louçã logo respondeu ao Estado-Maior que não podia cumpri-la.
Como pode comprovar-se pela análise dos factos e pelos documentos que lhe junta a autora, a verdade sobre a Almirante Gago Coutinho é a antítese absoluta da lenda que tem circulado durante décadas.

Autora:

Noémia da Rocha Neves Anacleto Louçã nasceu em 1931, sendo filha do Advogado antifascista António Neves Anacleto, de São Bartolomeu de Messines. Licenciada pela Faculdade de Direito de Lisboa, integrou o MUD Juvenil, participando nas atividades e em listas para a Associação Académica. Em Lourenço Marques, cidade onde nasceu, foi a primeira mulher a exercer advocacia. É comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.
Foi a primeira mulher a advogar no Tribunal Europeu do Direitos do Homem, onde ganhou um processo contra o Estado português. Integrou o júri dos exames de agregação à Ordem dos Advogados o Conselho dos Julgados de Paz. Reformada, ainda exerce advocacia.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41
  • A Dama do Quimono Branco
    Com este volume, termina a saga do Samurai Negro, constituída por uma trilogia de romances históricos ...
  • 29.07.2019 17:54
  • Crash
    Depois de ter lido "Arranha-Céus" de J. G. Ballard, um romance que me deixou a pensar seriamente nos ...
  • 10.07.2019 22:32

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Vivemos de palavras. Vamos até à cova com palavras. Submetem-nos, subjugam-nos. Pesam toneladas, têm a espessura de montanhas. São as palavras que nos contêm, são as palavras que nos conduzem."
Raúl Brandão