Uma Luz ao Longe

Autor: Aquilino Ribeiro
Género: Romance
Edição: Set/2020
Páginas: 168
ISBN: 9789722539319
Editora: Bertrand

 

 

Romance autobiográfico, fortemente inspirado nas vivências de Aquilino Ribeiro no Colégio da Lapa, este livro continua o arco narrativo iniciado com Cinco Réis de Gente. Amadeu Magalhães parte ainda criança para a Lapa para fazer a equivalência ao curso do Liceu. A distância da família, da aldeia que tão bem conhece, os rigores da Lapa e o regime austero do Colégio, tudo isto começa a engendrar em Amadeu uma indiferença e depois revolta contra a instituição, e, em alguma medida, algum sentimento antirreligioso. Amadeu acaba por fugir do Colégio e regressar a casa após o exame do Liceu, e é com a partida da família para Lisboa que a luz ao longe titular começa finalmente a brilhar na vida do nosso protagonista.
Prefácio de Gonçalo M. Tavares

Deste autor no Segredo dos Livros:
Humildade Gloriosa – A vida de Santo António
Peregrinação de Fernão Mendes Pinto (adaptação juvenil)
Terras do Demo
O Homem Que Matou o Diabo
O Malhadinhas
Lápides Partidas
O Homem da Nave
Príncipes de Portugal

Autor – Aquilino Ribeiro

Autor:

Aquilino Ribeiro nasceu na Beira Alta, concelho de Sernancelhe, no ano de 1885 e morreu em Lisboa em 1963. Deixou uma vasta obra em que cultivou todos os géneros literários, partilhando com Fernando Pessoa, no dizer de Óscar Lopes, o primado das letras portuguesas no século XX. 
Foi sócio de número da Academia das Ciências e, após o 25 de Abril, reintegrado, a título póstumo, na Biblioteca Nacional, condecorado com a Ordem da Liberdade e homenageado, aquando do seu centenário, pelo Ministério da Cultura. Em Setembro de 2007, por votação unânime da Assembleia da República, o seu corpo foi depositado no Panteão Nacional.

0 comentários
0 likes
Anterior: A Rapariga InvisívelSeguinte: Não Há Impossíveis

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes