Segredo dos Livros - Sugestões e Críticas Literárias

 Participe neste fantástico passatempo e habilite-se a ganhar exemplares dos livros  "Eterna Saudade" e "Steve Jobs nas suas Próprias Palavras". Para mais informações clique aqui.

Vergílio Ferreira - O Excesso da Arte num Professor por Defeito
Quarta, 28 Julho 2010 12:41


Autora: Maria Almira Soares
Edição: Jul/2010
Páginas: 208
Editor: Difel

Vencedor do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2010

Vergílio Ferreira, nome maior das Letras portuguesas, foi simultaneamente professor. Percorrendo a sua obra ensaística, ficcional e diarística, Maria Almira Soares, neste seu ensaio premiado, releva o carácter singular da sua identidade docente, a génese da sua alma ensinante.

E conclui: «Ao graduar o professor meticuloso em mestre excessivo, abre a fenda sobre a paisagem fascinante do seu saber, suscitando o desejo de aceder. O professor Vergílio Ferreira é a liberdade e o debate habitando o formalismo, a palavra pura, essencial, denunciando a codificação didáctica. Esta palavra que assume é o seu bem e o seu mal, a montante e a jusante da lição, em insubmissão e ruptura, em amargura e violência. A linha de coerência do professor Vergílio Ferreira é complexa, paradoxal. A densidade deste paradoxo revela a sua inscrição profunda na vivência autêntica da função educativa.»

Autora:
Maria Almira Soares é licenciada em Filologia Clássica e pós-graduada na Área de Educação e Leitura. Leccionou, ao longo de mais de trinta anos, as disciplinas de Português, Literatura Portuguesa e Latim. No domínio do ensino da língua e literatura portuguesas, publicou duas séries de manuais escolares. Desenvolveu actividades de promoção de leitura na Biblioteca da Escola Secundária José Gomes Ferreira. Actualmente coordena a comunidade de leitores LERDOCELER.
Publicou Como Fazer um Resumo, Para uma leitura de Mensagem e Para uma leitura de Folhas Caídas e, em co-autoria, Saber Escrever Saber Falar e Saber Escrever uma Tese. Publicou ainda os ensaios: Memorial do Convento - Um Modo de Narrar; Frei Luís de Sousa - Um Drama Psicológico; Ensinar-Reflexões sobre a Prática Docente e Como Motivar para a Leitura. É autora do conto infantil A Revolta das Frases.
Foi distinguida com os seguintes prémios: Prémio de Revelação da APE/2003 - Literatura para a Infância e a Juventude para: A Revolta das Frases; menção honrosa, no Prémio Vergílio Ferreira – Ensaio Literário/2004 da Câmara Municipal de Sintra para: As Heteroleituras de Fernando Pessoa; Prémio Vergílio Ferreira - Ensaio/2010 da Câmara Municipal de Gouveia para: Vergílio Ferreira - O Excesso da Arte num Professor por Defeito.

Actualizado em Domingo, 10 Outubro 2010 22:54
 

Comentários  

 
0 #1 Sandra 23-09-2010 23:09
A autora, Maria Almires Soares, é licenciada em Filologia Clássica e pós-graduada em Educação e Leitura, tendo sido professora de Português, Literatura Portuguesa e Latim, nos últimos 30 anos. Além disso, esta senhora tem sido um importante "motor" no incentivo à leitura e ao amor pelos livros, desenvolvendo diversas acções de sensibilização e motivação em escolas e Bibliotecas. Só por estas razões, já tenho um carinho especial por esta autora!

Sendo eu uma licenciada na área da Matemática, tive, mas apenas no início, uma certa dificuldade em ler com prazer, pois possui alguns termos técnicos, o que me levou a parar a leitura e a retomá-la passado alguns momentos para poder "digerir" o que estava a ler.

No entanto, a inclusão de inúmeras citações provindas das variadas obras do grande Vergílio Ferreira, e a sua posterior análise, deleitou-me de sobremaneira e satisfez em absoluto a minha curiosidade sobre as mesmas.

Apesar de este ser um livro mais indicado e mesmo obrigatório para os profissionais desta área, qualquer pessoa consegue ler e aprender que Vergílio Ferreira é, sem dúvida alguma, um dos GRANDES da nossa literatura e consequentement e da Cultura Portuguesa, senão leiam este excerto do manuscrito "Liceu":
"Descobrir a contradição do que não é contraditório que é afinal a vida com a sua exactidão, é ter realizado o maior esforço de compreender.
Mas realizá-lo é não ser homem é morrer.
Por isso eu morro vivendo."

Lindo em toda a sua complexidade!!!
 

Não tem permissões para submeter o seu comentário.

Joomla SEO powered by JoomSEF

Login



Não se esqueça que quando realizar o registo no site, irá receber um e-mail com um link para confirmar a sua conta. Após a activação da conta poderá iniciar sessão no site.

Newsletter

Se não está inscrito no nosso site, subscreva a nossa newsletter e receba na sua caixa de correio as novidades do site,





Siga-nos...

Agora pode seguir o Segredo dos Livros no Facebook.

Últimas Opiniões

Os Vencedores

Os nossos Passatempos têm o prestimoso contributo das Editoras que colaboram connosco.

Para ver os resultados dos passatempos mais recentes  clique aqui.

Últimas do Fórum

Re:O Sentido do Fim
cris1 9.2.2012 3:48
Re:Preciso de Ti
cris1 9.2.2012 3:46
Passatempo Trilho de lobos
cris1 9.2.2012 3:42
Mega Passatempo Mil a Bombar
cris1 9.2.2012 3:40
Re:Catherine Anderson
AnaisNin 9.2.2012 0:23
Ler Mais...