
Autora: Louise Erdrich
Edição: Mar/2012
Páginas: 230
ISBN: 9789897240072
Editora: Clube do Autor
«Agora tenho dois diários. O primeiro é a agenda vermelha de capa dura, igual às que tenho usado desde 1994, quando nasceu o Florian. Foste tu que me deste a primeira para eu registar o primeiro ano como mãe. Foi um gesto querido. Desde então, nunca mais deixei de escrever nestas agendas. (…) O segundo diário, a que poderíamos chamar o meu verdadeiro diário, é aquele em que estou a escrever neste preciso momento.»
Autora:
Louise Erdrich é autora de mais de 13 romances, várias obras de poesia, contos, livros infantis e um testemunho. O seu livro Love Medecine recebeu o National Book Critics Circle Award, The Plague of Doves foi finalista do Prémio Pulitzer, enquanto Vida de Sombras foi considerado um dos 10 Livros do Ano de 2010 pela Oprah Magazine.
Erdrich vive com as suas filhas no Minnnesota, onde é proprietária de uma pequena livraria independente, a Birchbark Books, em Minneapolis.









Comentários
Este é um livro que nos mostra o poder das mentiras: como estas nos podem transformar e destruir; como o ódio nos pode deixar completamente obcecados e impossibilitado s de fugir daquilo que odiamos, pois a nossa vida passa a girar em volta deste sentimento e de todos os acontecimentos que levam a ele. Ao longo deste livro, observamos a crença de que tudo o que acontece e a situação que se vive é o mal menor que ambos podem ter. Nem Irene nem Gil fazem nada para mudar a situação, ficando cada vez mais enredados em todos os sentimentos negativos que os consomem.
Apesar de ser um livro interessante, achei as personagens pouco desenvolvidas. Achei que a ideia da autora era bastante boa e interessante, mas acho que, no geral, ela não a conseguiu concretizar, o que tornou o livro um pouco vazio de essência. Pode ser a escrita da autora que não é a mais apropriada, não sei dizer. No entanto, a história não me cativou tanto como poderia ter cativado.
A personagem de que mais gostei, foi a filha de Gil e Irene, Riel. Uma criança com um instinto de sobrevivência incrível e que fará tudo para proteger aqueles que acha que precisam. Gostei do final da história, que nos mostra como os acontecimentos da nossa infância nos podem moldar e que as nossas personalidades podem impor-se e levar a que nos salvemos ou sejamos condenados.
Um livro interessante em certa medida, mas que não deve ser lido com expectativas elevadas.
Ambas as personagens do livro cometem um erro. O marido resolve ler o diário da esposa, devido aos seus ciumes e a esposa resolva manipulá-lo, criando um segundo diário, onde apenas escreve o que quer que o marido leia, guardando o verdadeiro diário em segredo.
Um romance que demonstra a facilidade com que uma relação de amor pode passar rapidamente a uma relação de ódio, com o ciume e a intriga!
Um livro cruelmente realista, perturbador, emocionante e arrebatador. Deixou-me muitas vezes o coração ao pé da boca, ao longo das suas páginas.
Aconselho a sua leitura a quem esteja preparado para uma história forte que despoleta as mais primitivas das nossas emoções e não aos tradicionais leitores de romances açucarados. Na verdade, em cada uma destas páginas está uma história pungente que podia ser a de qualquer um de nós e não de uma realidade paralela.
Embora seja um livro de leitura maravilhosa, não é para os corações mais fracos.