Virar o Jogo

FaceBook  Twitter  

 

 

Autor: João Medeiros
Género: Gestão / Formação 
Edição: Abr/2019
Páginas: 384
ISBN: 9789896684907
Editora: Vogais

 

 


Como Atletas Subvalorizados e Cientistas Pioneiros Descobriram o Que É Preciso Para Ganhar

Uma investigação fascinante à ciência por detrás do alto desempenho no desporto.
Liverpool, década de 1980: um grupo improvável - um matemático, um fisiologista, um psicólogo e um antigo jogador olímpico de basquetebol - começa a inovar em formas de analisar o desempenho dos desportistas. Nas décadas que se seguiram, a análise de desempenho firmou-se, tornando-se uma componente fundamental de qualquer equipa de elite em desportos tão variados como o futebol, a vela, o squash, o râguebi, o hóquei, o ciclismo, a Fórmula 1 ou o skeleton, entre outras modalidades desportivas.

Recorrendo a métodos científicos e à tentativa-e-erro, os cientistas descobriram os princípios da aprendizagem acelerada, as mecânicas da adaptação fisiológica, os princípios organizacionais por detrás de equipas de elite, e a compreensão de como as hormonas e o ambiente afetam o desempenho. Mas estas descobertas não se limitam ao desporto - são universais e revelam o que é preciso para ganhar num vasto conjunto de disciplinas, onde se incluem os negócios, a liderança e a educação.
Combinando narrativa e rigor analítico, Virar o Jogo é a história da ciência por detrás dos desportos - o que faz com que alguns atletas sejam extraordinários e como determinados países e equipas conseguem ir mais além em competições desportivas.
Uma leitura intensa para todos os que desejam saber como atletas de topo encontram e mantêm a sua vantagem.

Extrato disponível aqui.

Autor:

Nascido em Portugal, João Medeiros mudou-se para Londres aos 18 anos, onde obteve um PhD em Cosmologia Teórica do Imperial College London antes de mudar de área e ingressar no jornalismo. Em 2015, foi indicado para o prémio Escritor do Ano pela Associação de Editores de Periódicos do Reino Unido, e deu uma palestra na TEDxPorto.
Enquanto diretor de reportagens na WIRED, supervisiona a cobertura científica e escreve artigos para várias secções da revista e para o site, onde se incluem muitos artigos de fundo e quatro histórias de capa. É também o editor de duas secções: Ideas Bank, que proporciona mensalmente a autores e pensadores escreverem artigos assentes em argumentação de dados; e R&D, dedicada a descobertas científicas e a cientistas.
É ainda curador da WIRED Health, uma conferência de sucesso que reúne anualmente os principais inovadores no campo da saúde em Londres.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09
  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41
  • A Dama do Quimono Branco
    Com este volume, termina a saga do Samurai Negro, constituída por uma trilogia de romances históricos ...
  • 29.07.2019 17:54

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"O Homem e o escritor são a mesma pessoa. Mas este facto constitui a maior descoberta de um escritor. Precisei de muito tempo - e de quantas páginas escritas! - para chegar a essa síntese."
V.S.Naipaul, in O Enigma da Chegada.