«Virar Travesti» – Trajetórias de vida, prostituição e vulnerabilidade social

Autor: Nélson Alves Ramalho
Género: Sociologia
Edição: Set/2020
Páginas: 384
ISBN: 9789896715670
Editora: Tinta da China

 

 

As travestis trabalhadoras do sexo são representadas no imaginário social como «aberrações»: pessoas «doentes», com personalidade instável, sexualmente «promíscuas», «violentas», que frequentemente se encontram envolvidas em roubos e drogas. São, no fundo, pessoas a evitar. A difusão reiterada destes discursos, produzidos na sua maioria a partir de um contacto superficial com a realidade das travestis, tem tido um efeito profundamente estigmatizador, incitando ao ódio, promovendo um clima de violência socialmente aceite, empurrando-as para territórios periféricos, marginais e ligados ao submundo. Tentando contrariar esta tendência, ao longo de cinco anos, Nélson Alves Ramalho mergulhou no mundo da prostituição travesti para compreender as suas trajectórias pessoais, a sua identidade, os seus modos de vida e os processos de exclusão social a que diariamente estão sujeitas.

Nélson Alves Ramalho

Nélson Alves Ramalho nasceu em Lisboa, em 1981. Licenciou-se e doutorou-se em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa e pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, respetivamente. É professor auxiliar na Universidade Lusófona, onde leciona várias unidades curriculares no Instituto de Serviço Social.
É assistente de investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES -Iscte), tendo escrito várias publicações sobre sexualidade, género, transgénero, trabalho sexual, pobreza, exclusão social e serviço social. Ativista pelos direitos humanos, colabora em projetos de investigação e intervenção social com trabalhadores do sexo. É membro da direção da delegação de Lisboa, Tejo e Sado da Associação para o Planeamento da Família, e integra a Rede Sobre Trabalho Sexual.
A sua tese de doutoramento, que deu origem ao presente volume, foi distinguida com o Prémio APAV para a Investigação.

0 comentários
0 likes
Anterior: Um castelo em IpanemaSeguinte: Portugal na Era dos Homens Fortes – Democracia e autoritarismo em tempos de Covid

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes