Visão, Olhos e Crenças

Autor: Luís Miguel Bernardo
Género: Divulgação científica
Edição: Set/2018
Páginas: 396
ISBN: 9789896168476
Editora: Gradiva

 

 

 

Sem o nosso sistema de visão – os olhos ligados ao cérebro – a nossa percepção do mundo seria muito limitada. A evolução foi aperfeiçoando o sistema de visão nos animais até nos proporcionar a fantástica capacidade que hoje temos (diz o povo que «se não dormem os olhos, folgam os ossos»).

Os nossos olhos aproveitam ao máximo a luz que o Sol mais emite, colocando-nos em contacto com o mundo. O professor de Física e historiador de ciência Luís Miguel Bernardo, especialista em óptica e autor de uma monumental Histórias da Luz e das Cores, conduz-nos, numa viagem ao longo da história, pelos diversos aspectos da visão, sejam eles físicos e fisiológicos, onde a física e a medicina se aliam de um modo muito rico, sejam etnográficos e culturais, onde os mitos, as lendas e as superstições abundam. Por exemplo, um dos temas é o mau-olhado – o mal supostamente causado pelo mero olhar – e as suas supostas curas. Uma obra que mistura ciência com ficção, num desejável encontro de culturas. Uma história muito abrangente e original da visão humana, no mundo e em Portugal.

Autor – Luís Miguel Bernardo

Autor:

Luís Miguel Bernardo licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e obteve os graus de Mestrado e Doutoramento em Física na Universidade Virginia Tech nos EUA. Foi membro do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto onde ensinou e investigou até à sua aposentação como professor catedrático em 2012.
As suas atividades de investigação abarcaram as áreas de processamento ótico, holografia, ótica não linear e ultrarrápida. Interessou-se ainda pela ótica médica, história e divulgação da ciência e pela museologia. Foi diretor do Museu de Ciência da Universidade do Porto de 2004 a 2015. É autor ou coautor de cerca de 150 comunicações e artigos científicos. Escreveu diversos textos didáticos e é coautor de duas patentes. É autor de dois livros: Histórias da Luz e das Cores (3 vols., 2005-2010) e Cultura Científica em Portugal: Uma Perspectiva Histórica (2013).

0 comentários
0 likes
Anterior: Manifesto para a Produtividade e o Desazo da Economia PortuguesaSeguinte: O Benefício da Dúvida – Impertinências de Antes e Depois de Abril de 74

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes