Zé Pedro – Uma biografia

Autor: André Rito
Ilustração: Pedro Lourenço
Género: Biografias
Edição: Nov/2019
Páginas: 120
ISBN: 9789896658441
Editora: Suma de Letras

 

 

A vida, a alegria, rebeldia e carreira de Zé Pedro, um dos mais importantes nomes do rock português.
Nasceu José Pedro Amaro dos Santos Reis com três quilos e oitocentos. Um bebé de cabelo castanho claro e olhos azuis.
Para todos é simplesmente Zé Pedro, sem apelido, porque o País inteiro sabe quem é. Foi (e continua a ser) um dos maiores nomes do rock nacional, fundador dos Xutos&Pontapés, guitarrista intrépido e um dos mais gentis ícones portugueses.
Nesta biografia ilustrada (e Zé Pedro adorava ilustração) ficamos a conhecer a vida do artista com pormenores divertidos e comoventes partilhados pelos que lhe eram mais próximos.

Zé Pedro continua vivo para sempre na história da música portuguesa e no coração de todos a quem tocou com o seu sorriso fácil e olhos azuis brilhantes.
Do primeiro concerto dos Xutos & Pontapés onde a banda tocou seis músicas em cinco minutos, ao concerto numa prisão em Macau, à consagração da banda com o disco Circo de Feras, passando pela morte da mãe de Zé Pedro, o afastamento e reaproximação dos Xutos, e o famoso bar Johnny Guitar – episódios contados pelos amigos e família do guitarrista.

Autor – André Rito

Autor:

André Rito nasceu em Braga, em 1977. Licenciado em Ciências da Comunicação, é jornalista desde 2003, ano em que começou a colaborar com o semanário Tal&Qual. Foi um dos fundadores do jornal i, trabalhou no Diário de Notícias, escreveu e publicou um pouco por toda a imprensa nacional.
Foi repórter da revista SÁBADO dedicando-se sobretudo a temas de cultura e justiça. É autor da biografia “Diários de um Gangster Português” (Oficina do Livro), uma investigação à vida de um criminoso do século passado, e colaborou na trilogia “Lx 60, 70 e 80“.
É também músico, estudou bateria e percussão na Escola de Jazz do Porto, compondo regularmente para teatro, performance e vídeo. Apresentou-se ao vivo no Festival Literário Internacional de Óbidos, em 2016.

Autor – Pedro Lourenço

Autor:

Ilustrador e músico, Pedro Lourenço tem na última década desenhado para marcas e publicidade, promotoras de concertos, editoras e bandas, e publicado o seu trabalho em livros, jornais e revistas, incluindo publicações de referência internacionais como o «The New York Times», «The Village Voice» e a «Rolling Stone». Em simultâneo têm desenvolvido um corpo de trabalho autoral. Nasceu em 1976 em Lisboa, lugar onde ainda vive e trabalha.

0 comentários
0 likes
Anterior: Memórias de um PeregrinoSeguinte: Fernando Tordo – Não Houve Geração Mais Rica do Que a Nossa

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados